Resenha de Livro : APIs – A Strategy Guide

20111231-1110

button_comprar

Acabei de entrar na reta final do livro APIs: A Strategy Guide  e acho que já vale me adiantar e publicar uma resenha rápida do mesmo. O livro em questão é do Daniel Jacobson (@daniel_jacobson), juntamente com Greg Brail e Dan Woods. Estes dois últimos eu nunca tinha ouvido falar, mas o Daniel Jacobson é simplesmente um dos diretores de Engenharia da Netflix, responsável justamente pela equipe que toca a API da empresa.

Comprei esse livro com grandes expectativas. Minha intenção era encontrar um conteúdo que trouxesse a tona um debate sobre API Design, explorando os padrões já utilizados por grandes aplicações e seus prós e contras – mas infelizmente esse desejo não foi realizado. Não me entenda mal: o livro não é ruim, mas não foi tão proveitoso pra mim.

Logo de início o autor gasta um tempo falando sobre o valor de uma boa API, que toda aplicação deveria começar por ela e como grandes empresas atuais só foram possíveis por conta de uma boa API pública/privada. E assim segue o livro, explicando sobre algumas definições genéricas sobre APIs e alguns casos de uso. Mas nada de API Designs e virtudes /consequências sobre cada pattern. Roubando um trecho de um comentário na Amazon sobre esse livro, a frase que resume o mesmo é: “Você deve usar uma API. E neste livro você vai encontrar as razões para isso”.

Minha nota para o livro:  2.0  (de 5)

 

 

  • Alex Medeiros

    Vc ja encontrou algum livro que fale sobre api design? eu cuido da parte de api do @Pictastik e tenho muitas dúvidas em relação a isso!!!

    • pedrolopesme

      Opa Alex,

      Infelizmente ainda não achei um livro que consolide os principais patterns. Uma dica é o blog e os webinars da APIGee (https://blog.apigee.com/front). Já encontrei alguns bons materiais catalogando alguns patterns.

      • Alex Medeiros

        Valeu Pedrão desculpa a demora para agradecer!!!!!